Entrando pela porta principal de Israel. Welcome Tel Aviv! ♡
- Mauro Popovs
- 21 de jun. de 2021
- 10 min de leitura
Atualizado: 5 de ago. de 2023
Mistura de uma cidade moderna, jovem e vibrante. Praias com areias brancas, baladas imperdíveis e o melhor de uma cidade grande.

Bem-vindos a Tel Aviv! A mais moderna e a segunda maior cidade de Israel, também a principal porta de entrada para quem chega de avião no país. Com um pouco mais de 600 mil habitantes, Tel Aviv é uma cidade jovem, com uma vida noturna maravilhosa. Em Tel Aviv você poderá curtir baladas com DJs famosos, visitar grandes shoppings, aproveitar a culinária que é reconhecida mundialmente e também é o local das principais "Start Ups" mundiais. Tel Aviv é a capital financeira do país, além de ser muito importante na história de Israel e do mundo.
Quem tem medo de conhecer Israel?
A chegada em Tel Aviv muda a visão geralmente distorcida de um país desértico e cenário de conflitos de guerra.

Fazendo uma comparação básica, seria como se pudéssemos misturar as cidades e principalmente as orlas do Rio de Janeiro e de Barcelona juntas, daí teremos um aproximado da cidade de Tel Aviv. São 14 kms de praias de areias finas e brancas, tais como as melhores praias do Brasil. Águas calmas com temperatura agradável, sempre próprias para banho e sem ataques de tubarão. Além disso, são mais de 120 kms de ciclovias, sempre com gente bonita se exercitando ou jogando vôlei até muito tarde da noite nas areias da praia.
Qual a melhor data para visitar Tel Aviv?
São 318 dias de sol e o clima de verão vai de Março até Outubro. Começando a esfriar em Dezembro e vai normalmente até metade de Fevereiro, mas nada que seja insuportável e mesmo no inverno farão muitos dias ensolarados. A melhor data obviamente dependerá de seu objetivo em conhecer outros lugares, se sua ideia será curtir praia, poderá inclusive, se programar para visitar Tel Aviv nos meses de Junho e Julho, apenas esteja preparado e informado que poderá pegar altas temperaturas e sol extremamente forte. Agora se seu interesse também será visitar Masada, Mar Morto ou passeios pelo Deserto do Negev recomendo que escolha uma data com períodos mais amenos. Lembrando que no mês de Janeiro faz frio e não se enganem por Israel ter um total de 60% de sua área geográfica desértica, nos meses de inverno neva em Israel, principalmente no Norte do país, nas montanhas e mesmo em Jerusalém em alguns anos foi possível ver muita neve.
Alta temporada: verão (junho a agosto)
Média: outono (setembro a novembro) e primavera (março a maio)
Baixa: inverno (dezembro a fevereiro)
Aqui vai o link para baixar o mapa turístico de Tel Aviv
Segurança
Israel em geral é extremamente seguro, e mesmo se tratando de um grande centro, cosmopolita e badalado, a segurança atinge o nível em 100% e pode-se caminhar em qualquer parte de Tel Aviv a qualquer horário, principalmente fazer caminhadas noturnas.
Posso usar bikini / sunga nas praias em Israel?
Quando falamos sobre Oriente Médio, muita, mas muita gente no Brasil e até no mundo, já me perguntaram se tem que ir de "Burca na praia" e julgam Israel como um país com leis e tradições Islâmicas. São culturas totalmente diferentes, comportamentais e religiosas. Devido as suas diferenças e crenças, o país convive atualmente com o conflito entre Árabes e Judeus, não é mesmo? Jamais compare um país com leis Islâmicas com o modo de vida de Israel, em alguns pontos de vista são totalmente opostos. Para ser mais claro, evidenciando ás opiniões opostas é o fato que em Tel Aviv é celebrado todos os anos e com um aumento significante a cada ano de participantes que vem de todos os cantos do mundo para Tel Aviv para celebrar o "Gay Pride", em tradução "Festa do orgulho Gay" é uma série de eventos de uma semana em Tel Aviv, que acontece na segunda semana de junho, como parte da observância internacional do Mês do Orgulho Gay. O principal evento acontece na sexta-feira, tal como um Carnaval de rua e atrai mais de 250.000 participantes do mundo todo. Acho que deu para sentir a diferença não é? Pois em países regidos pela lei Islâmica alguns aplicam pena de morte aos homossexuais, coloquei aqui os 11 países que ainda aplicam pena de morte, caso descubram que a pessoa é homossexual, clique.
Sim, pode-se usar roupa de praia em Tel Aviv ou nas praias de Israel em geral, tais como estamos acostumados a usar no Brasil, sem o menor problema!
Coisas que você só verá em Israel

As mulheres Israelis prestam serviço obrigatório por 02 anos no Exército após completar 18 anos de idade. Será muito comum se deparar com jovens na praia com seu fuzil municiado, muitas vezes com 02 pentes carregados com munição real, e sim, pode acreditar que elas estão preparadas para a ação se necessário. Como é uma situação incomum aos brasileiros, poderá chocar a primeira vista, mas posso garantir que é totalmente seguro e não há índices de acidentes por decorrência desta rotina.
O mesmo pode ser visto em bares, danceterias, restaurantes e etc., como poderão ver na imagem abaixo. Pensem que um país com dimensões tão pequenas e frequentemente ameaçados, esta ação aumenta a segurança de todos. Por este motivo não houve nos últimos tempos nenhum ato terrorista no país.

Contrastes do dia a dia em Israel

Um verdadeiro exemplo de contrastes, 20% da população que vive em Israel são muçulmanos, e sim, eles (as) vão à praia e convivem naturalmente uns com os outros, pessoas de religiões e costumes totalmente diferentes se respeitando.

Na imagem acima, vemos um grupo de Brasileiras de origem judaica conversando com uma família palestina que frequentava a mesma praia.
Algumas praias para conhecer
Gordon Beach: ampla faixa de areia com quadras de vôlei, barracas, restaurantes e bares; excelente para curtir de dia ou de noite. #gordonbeach
Frishman Beach: lado a lado com a Gordon e Bograshov, é a mais frequentada por turistas e locais, sobretudo às sextas e sábados. #frishmanbeach
Hilton Beach: tem clube de surf, restaurantes e bares e é uma das mais descoladas da cidade, inclusive é um dos points de esquenta antes da balada.#hiltonbeach
Gay Beach: uma parte da Hilton Beach virou point do público LGBT, o que fica visível pelas bandeiras coloridas na orla. #gaybeach
Maravi Beach: última praia antes de chegar em Jaffa, popular entre surfistas por causa das ondas fortes. #maravibeach
Para quem gosta de História
Sabiam que São Jorge tem sua história ligada a Tel Aviv? E que desde de 2003 a cidade de Tel Aviv foi considerada patrimônio histórico mundial pela UNESCO?
A Terra Santa nunca possuiu este nome á toa, e Tel Aviv também guarda suas histórias importantes de passagens bíblicas e de santos. Um dos santos mais famosos, cultuados e venerados mundialmente é "São Jorge", inclusive padroeiro de diversos países no mundo. Também chamado São Jorge de Lida, tem sua história ligada a Tel Aviv que antigamente se chamava Lod ou Lida, o local que pertencia a antiga Palestina e foi o local de nascimento de "Policromia", a mãe de São Jorge.
Após ter perdido seu pai em batalha, São Jorge nascido na Capadócia na Turquia, a antiga "Anatólia", saiu de lá com sua mãe e morou em Lod/Lida desde sua adolescência até a sua vida adulta. Hoje é o local onde está construído o aeroporto Ben Gurion, ou seja, quando digo que as pessoas estão pousando na história isso não é apenas força de expressão.

Tel Aviv significa em hebraico "Vista da Primavera - תֵּל־אָבִיב-יָפוֹ", inclusive o nome completo da cidade em hebraico é Tel Aviv - Yafo. Tel Aviv nasceu da cidade de Yafo, inclusive fiz uma postagem especial sobre este lugar histórico neste Blog.
Fundada em 1909 por uma comunidade Judaica, nos arredores da antiga cidade portuária de Jaffa, anteriormente dominada pelo árabes. Em 1950 após a criação do estado de Israel, houve a fusão em um único município. O crescimento de Tel Aviv, logo ultrapassou Jaffa, que tinha maioria árabe na época. Toda quarta-feira às 9h30 você poderá se encaixar em um passeio guiado, obviamente no idioma inglês, o tour serpenteia pela feira de antiguidades, pela área da Cidade Velha, passando por alguns dos sítios arqueológicos da cidade e até o Jardim Hapisga. Ponto de encontro: Torre do Relógio, bem fácil de achar.

Passear por Tel Aviv a pé tem suas vantagens, caminhando pela rua Rothschild Boulevard uma delas será admirar a arquitetura de diversos prédios no estilo Bauhaus, prato cheio para quem gosta de arquitetura, mas que permite a todos conhecer a antiga escola alemã que se caracteriza pela simplicidade no design de seus prédios, com fachadas assimétricas, pequenas janelas e a pintura branca, que inclusive foi o local de de onde se originou o nome de "White City" (Cidade Branca). Estas foram uma das primeiras construções da cidade e foram tombadas como patrimônio Mundial da UNESCO em 2003.
Com saída todos os sábados às 11h (exceto no dia do Yom Kippur), chegue pontualmente se você quiser conhecer gratuitamente sobre a história da cidade, é um tour guiado, mas será no idioma inglês, ele tem foco na arquitetura Bauhaus ao longo do Boulevar Rothschild e também contará a história de Tel Aviv. Ponto de encontro: Rua Rothschild, 46 (esquina da Rua Shadal).

Você está Rothschild Boulevard, uma das ruas mais importantes do centro de Tel Aviv. Começando na Neve Tzedek no extremo sudoeste segue sentido ao norte até o Teatro Habima, uma caminhada de um pouco mais de 02 kms. O mesmo local que conta a história dos prédios Bauhaus, construídos em 1930, é também o local de prédios super modernos, onde estão os edifícios de grandes instituições financeiras. Por sinal é uma das regiões mais caras e elegantes da cidade, além de ser um dos pontos de encontro para sua balada á noite.
Para os amantes de arquitetura, existe mais um dos passeios imperdíveis que é o passeio pela Universidade de Tel Aviv, com saída toda segunda-feira às 11h (exceto nos feriados judaicos, na semana do Sukkot, ou na semana da Páscoa dos judeus e durante a última semana de agosto), faz uma introdução à arquitetura israelense no campus, aos estilos, às influências internacionais, às histórias dos prédios e aos arquitetos, à escultura ambiental e ao design paisagístico. O passeio é oferecido em cooperação com os Amigos da Universidade de Tel Aviv. Ponto de encontro: Livraria Dyonon, entrada do campus (interseção das ruas Haim Levanon e Einstein).
IMPORTANTE
Curioso e ao mesmo tempo admirável, muitos passeios em que são conduzidos como os que eu comentei acima, são feitos por moradores locais, pessoas comuns que conhecem a história mas que fazem por puro amor á cidade. Neste caso, eles não aceitarão gorjetas, mas ficarão felizes pelos seus agradecimentos e reconhecimento ao final do tour.
Baladas em Tel Aviv
O melhor em curtir uma balada em Tel Aviv é que poderá começar o "esquenta" assistindo um por do sol maravilhoso na praia. Os Bares e Pubs começam mais cedo obviamente, mas normalmente o movimento começa á partir das 23 horas e ficam abertos até ás 03 horas da manhã. Nas danceterias o horário de movimento começa depois da meia-noite e ficam até ás 06 da manhã ou até mais dependendo do movimento e da animação da galera.
IMPORTANTE
Prestem atenção que a semana em Israel começa no Domingo, sendo o primeiro dia útil de trabalho, ou seja, Quinta-feira é o equivalente a nossa Sexta-feira e nossa Sexta-feira ao nosso Sábado. Inclusive Sábado é o dia de se recuperar da ressaca das baladas, pois é o dia de descanso nacional devido á religião Judaica (Shabat). O assunto balada merece post dedicado a ele e vou colocar o link para quem quiser saber mais, clique aqui. #baladas #telaviv
Comer o que?
Comida com a intensidade do sabor Mediterrâneo mas com o tempero do Oriente Médio. Restaurantes de Chefs Famosos, Veganos ou Shushi Bars, tem tudo isso em Tel Aviv!
Prepare-se, pois em geral Israel não é um país barato, vejam que minhas sugestões abaixo são de locais interessantes para conhecer e experimentar e não "os mais econômicos". Antes de ir verifique sempre o quanto você está disposto a gastar. Mas se sua procura é por comida de rua e conhecer a cultura do Oriente Médio, eu indico uma verdadeira viagem gastronômica visitando uma feira de rua, gratuita para visitar e descontraída, você poderá ter contato com a verdadeira comida de quem vive em Israel. Ao mesmo tempo interessante e barato! Inclusive fiz um post aqui no Blog do mercado Shuk HaCarmel no centro de Tel Aviv, cliquem no link acima e saibam um pouco mais sobre a feira de rua de Israel.
Comida de rua e barata
Shuk HaCarmel
Funcionamento: Domingo a sexta-feira, durante o dia todo. Fechado aos Sábados!
Endereço: Hanger 12, no Namal Tel Aviv
Lista de lojas, mapas e eventos: site oficial
Sarona Market
Mercado gourmet repleto de restaurantes, barracas e pubs, o local se destaca não só pela variedade de delícias disponíveis, como também pela infraestrutura. O ambiente é todo coberto e climatizado, com acabamento fino, o que dá um toque extra de requinte à sua refeição. De fato, você se sentirá numa gigantesca (porém charmosa) praça de alimentação de shopping.
Especialidade: mercado gastronômico
Funcionamento: domingo a quarta, das 10h às 22h; quintas, das 10h às 23h; sextas e feriados, das 8h às 15h; sábados, das 9h às 23h
Endereço: Kalman Street Magen 3
Faixa de preço: a partir de 100 shekels por pessoa
Mais informações: site oficial (use o Google Tradutor, porque está em hebraico)
Para Descontrair
Beit Kandinof
Em plena região histórica de Old Jaffa, um restaurante descontraído para tomar cerveja ou drinks e provar da autêntica culinária local. Então, caso encerre seu dia na área e não saiba em qual dos estabelecimentos entrar, considere esta opção para a noite!
Especialidade: culinária israelense
Faixa de preço: média de 130 ILS
Funcionamento: segunda a quinta, a partir das 17h; sexta e sábado, a partir das 11h
Endereço: HaTsorfim St 14
Cardápio e reservas: site oficial
Antes da balada
HaKosem
Comida boa e barata em Tel Aviv. Esse restaurante especializado em falafel (bolinho de grão de bico) é simples e aconchegante. Portanto, vale a pena para um jantar sossegado ou para recarregar as energias antes de cair na noite.
Especialidade: culinária israelense
Faixa de preço: média de 50ILS
Funcionamento: domingo a quinta, das 12h às 0h; sextas, das 9h às 16h30
Endereço: Shmolo HaMelech 1
Mais informações: site oficial
Noite Romântica?
Oasis
Vamos imaginar que você esteja em lua de mel em Israel, ou queira simplesmente fazer um jantar surpresa para seu amor num clima mais romântico e deseje algo refinado. Não exige reserva, mas ligue antes para saber se tem lugar, pode estar lotado.
Especialidade: cozinha mediterrânea
Faixa de preço: média de 250 ILS
Funcionamento: domingo a quinta, das 18h às 23h
Endereço: Mapu 9
Cardápio e reservas: site oficial
Para quem gosta de comida de Chef
Taizu
Muito famoso em Israel, o Chef Yuval Ben Neirah é o Chef que assina o cardápio do Restaurante Taizu, ele usa os 05 movimentos do chi para criar o cardápio - água, fogo, madeira e metal e a criação de pratos maravilhosos.
Especialidade: gastronomia asiática contemporânea
Faixa de preço: cerca de 230 ILS
Funcionamento no almoço: quinta e sexta, das 12h às 15h; sábados, das 12h30 às 15h30
Funcionamento no jantar: segunda a quinta, das 18h30 às 23h30; sábado e domingo, das 19h às 23h30; sexta, das 18h às 23h30
Endereço: Menachen 23
Cardápio e reservas: site oficial
Curiosidades de Tel Aviv
Tel Aviv possui algumas curiosidades locais bem interessantes para comentar, o caso de um evento semanal que acontece sempre ás terças-feira à noite, onde se reúnem mais de 400 patinadores que costumam patinar uns 20 kilometros passando pelas casas noturnas da cidade, a polícia faz uma proteção especial para estes patinadores e caso você ande bem de patins, é bom salientar, poderá se juntar a eles. O ponto de encontro é em frente ao Teatro Hadima ás 22hs.










Comentários