Que tal viver como Israelense por 1 dia?
- Mauro Popovs
- 21 de jun. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de ago. de 2023
Para fazer uma verdadeira imersão na cultura de um país temos que visitar lugares e fazer o que as pessoas que vivem no país fazem. Quer melhor do que andar por uma feira de rua?

Como guia, sempre quando posso eu adoro apresentar a vida real de um país, e nada melhor do que vivenciar coisas cotidianas e por que não, coisas simples. Uma feira de rua mostra a rotina de quem vive no pais, inclusive um bom lugar para ver seus habitantes, com suas roupas, culturas e suas diferenças culturais.
Na foto acima, mostro uma barraca com uma opção de comida que seria como o nosso pastel de feira, no mesmo sentido, mas bem diferente em relação ao sabor e formato. É um *Shawarma que você pode montar com os ingredientes que quiser, a massa é feita na hora e na sua frente e vale muito a pena experimentar uma comida bem servida das mãos de uma Drusas. Os Drusos são muito respeitados em Israel devido á sua presença histórica na defesa de Israel, são uma pequena comunidade religiosa, que usam o idioma árabe e também o modelo social muito semelhante aos árabes. Embora muitos Drusos que vivem em Israel não se consideram árabes e são a única raça/religião que pode servir o exército em Israel sem serem Judeus, tal a importância e reconhecimento que eles tem no país.
*Shawarma é um prato originalmente do oriente médio, composto de fatias finas de carne bovina, de carneiro ou frango, assada em um espeto vertical e servidas no pão árabe com legumes, homus, labneh e outros acompanhamentos.
Diversidade á mostra
Sabores, cheiros e cores do Mediterrâneo. Judeus, Drusos, Palestinos, Russos, Mexicanos e tantos outros... todos juntos e misturados no mesmo lugar e em harmonia.


O lugar se chama Shuk HaCarmel, em tradução do hebraico significa: "Feira de Carmel". Está localizado a 30 minutos a pé de Yafo/Jaffa e dentro do centro da cidade de Tel Aviv. O 'Shuk' ocupa uma rua em direção ao o sul a partir do cruzamento da King George Street, Allenby e Sheinkin Street até o depósito de ônibus Carmelit ao sul. Na quarta foto acima, a última da direita mostro uma curiosidade local que resiste ao tempo, trata-se do leilão para levar para a casa o melhor peixe. Vejam que mostram pessoas negociando e ao invés de pechinchar estão negociando para oferecer o melhor valor para levar pra casa o melhor peixe. Os chinelos da marca Havaianas estão à venda na feira, a marca brasileira estão expostas em algumas lojas de Israel e em Jerusalém é bem fácil achar o nosso Guaraná Antártica nas geladeiras dos locais de comida pela Via Dolorosa.
No Shuk é possível organizar "oficinas culinárias", mostradas abaixo, e claro terão que ser planejadas com antecedência.

Ache praticamente TUDO o que procura em num único lugar
Shuk HaCarmel é uma feira de rua comum, como as nossas feiras, com frutas, verduras, especiarias do oriente médio, temperos dos mais diversos, pães e doces, comida em geral, mas poderá encontrar inclusive eletro-domésticos e eletrônicos. Também é um ótimo local para comprar suas lembrancinhas para presentear parentes e amigos, ou mesmo souvenires para guardar de recordação. Em alguns casos e obviamente dependendo do que vá comprar, poderá achar objetos de lembrança com valores de até 40% menores do que nos locais turísticos e estamos falando do mesmo produto que encontrará em lojas de souvenires nos locais turísticos.

Shuk HaCarmel
Funcionamento: segunda a sábado, durante o dia todo. Fechado aos Domingos!
Endereço: Hanger 12, no Namal Tel Aviv
Lista de lojas, mapas e eventos: site oficial
Experimente
Sarona Market, o mercadão chique de Tel Aviv
Como eu sempre digo, existem lugares para "gringos verem". Não que não valerá a pena, aliás muito ao contrário disso, é imperdível! Mas é turístico e por isso os valores são diferentes da opção do Shuk mostrado acima, por exemplo. O Sarona Market se assemelha como o mercadão municipal de São Paulo misturado com o Mercado São Miguel de Madrid, pense num empório chique e lindo.

Eu sou o Mauro Popovs, guia e especialista no acompanhamento de grupos, capacitação e elaboração de viagens de incentivo e peregrinações para a empresa Hajjat Tours, uma das empresas turísticas mais antigas e conceituadas da Jordânia. Espero que o conteúdo do Blog possa ter sido útil em sua busca e espero vê-lo(a) em nosso próximo grupo para Terra Santa.










Comentários