top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest

Conhecendo a antiga Jaffa | Yafo | Joppe

  • Foto do escritor: Mauro Popovs
    Mauro Popovs
  • 21 de jun. de 2021
  • 5 min de leitura

Atualizado: 10 de ago. de 2023

Considerada uma das cidades portuárias mais antigas do mundo, também é o local histórico onde o Apóstolo Pedro ( São Pedro ) fez seu milagre e obteve a visão dos anjos.

ree

Conhecida pelos 03 nomes, Jaffa, Yafo ou Joppe o local é bastante mencionado na Bíblia e marca importantes passagens na história do Cristianismo.

Apesar de existir há 30 séculos, hoje o que se vê em Jaffa são as construções do período Otomano com vielas e casas construídas em pedra, que dão um clima charmoso à cidade que abriga-entre escavações e descobertas históricas-ateliês de artistas e designers, deliciosos restaurantes e algumas excelente lojinhas. É lugar para passear com calma e curtir cada esquina e cantinho escondido, além de um ótimo lugar para tirar fotos incríveis.


Caminhe pela história de mais de 3.000 anos de existência

Caminhe por ruas e vielas de um local que foi fundado a mais de 3.000 anos por Jafé, filho de Noé e tem registros históricos da passagem do Apóstolo Pedro, Napoleão e muito mais.

Descobertas arqueológicas mostram que Jaffa foi habitada desde aproximadamente 7500 a.C e fundada a 3.000 anos atrás por Jafé, o terceiro filho de Noé. Visitar um local com tanta história no mundo é uma experiência imperdível e para quem está hospedado em Tel Aviv, visitar Yafo, poderá se resumir em uma agradável caminhada de apenas alguns quarteirões, andando pela orla, já que Yafo faz parte do mesmo município de Tel Aviv.


Distâncias

Caso você esteja hospedado praticamente na outra ponta da Orla de Tel Aviv, como por exemplo no Hotel Grand Beach, caminhará mais ou menos 01 hora até Yafo ou caso esteja próximo ao mercado de rua o Shuk HaCarmel estará apenas a 30 mins a pé até Yafo. Tel Aviv - Yafo está exatamente a 55 kms de Jerusalém.

ree
Visão marítima do porto de Jaffa

Para quem gosta de um pouco de História

O mesmo porto de onde foram descarregadas as toras de madeira vindas do Líbano para a construção do templo de Salomão, foi também o local onde o profeta Jonas foi engolido pelo grande peixe, segundo a Bíblia.

Para quem visita Israel com objetivo de vivenciar histórias Bíblicas, poderá começar por Yafo/Jaffa. Logo em sua chegada a Tel Aviv já poderá passear por ruas de um lugar histórico, são várias passagens mencionadas na Bíblia, e entre as mais famosas, estão os relatos históricos da presença física do homem, "o Apóstolo Pedro", mencionado no capítulo Atos 9:36-42 do Novo Testamento, sobre a ressurreição de Tabita (Dorcas) por intermédio de Pedro. O outro local bíblico importante é casa de Simão (O Curtidor de Couros), é o local original mencionado na Bíblia e está em perfeito estado de conservação, este foi o local onde São Pedro se hospedava quando teve a visão dos anjos. Mostrado abaixo na foto, como a marcação a).

ree
a) Ao fundo a casa de Simão o Curtidor b) Residência comum de Jaffa c) Viela de Passagem sentido ao Porto

Da sacada da casa de Simão, admirando o mar São Pedro teve a visão dos anjos apresentando a ele diversos animais, que até em então, eram impuros e proibidos para o consumo na dieta da religião judaica. Em seguida, a voz de Deus dizendo: "Pedro, mata e come!" Pedro entendeu que essa ordem era na realidade uma mensagem e uma lição, que ele não deveria considerar "impuro ou imundo aquilo que Deus tinha santificado", entendeu que o Cristianismo também deveria ser ensinado a outros povos além dos Israelitas, aos gentios. Ou seja, a todos!

Podemos dizer que a difusão dos ensinamentos de Jesus, "o Cristianismo", se deu após este acontecimento. Pedro em comitiva se encontrou em "Caesarea Marítima" com um Centurião Romano chamado Cornélio e sua família, que haviam solicitado sua visita e queriam saber mais sobre o Cristianismo, desde então, começou a ser difundida no Império Romano e hoje é a maior doutrina religiosa do mundo com mais de 1 bilhão de membros e mais de 200 mil paróquias em todo o mundo.

Visitando os rastros de Napoleão em Israel
ree

Poucas pessoas tem conhecimento do fato histórico de que Napoleão tentou conquistar Israel e não conseguiu. Napoleão e sua frota aportaram no porto de Jaffa no ano de 1799, com o objetivo tático de conquistar Israel e impedir o crescimento do domínio do império Otomano na região. Napoleão após ter conquistado o Egito, decidiu ampliar suas conquistas também com o território de Israel. O local calmo e lindo de hoje guarda em sua memória um verdadeiro massacre, pois em troca de garantia de vida, cerca de 3.000 soldados Otomanos, entre eles soldados Albaneses se renderam ás tropas de Napoleão. Mas ao contrário do que eles imaginavam, a ordem de Napoleão foi que todos deveriam ser fuzilados. Para economizar munição, alguns foram degolados, esta tarefa consumiu 03 dias inteiros e tudo isso na praia de Jaffa. Marchando até o extremo Norte de Israel, para as fortificações de São João de Acre, Napoleão e sua frota enfrentou o exército Otomano, que dominava a cidadela fortificada. Tentaram conquistar Acre mas foram derrotados, Napoleão e sua tropa bateram em retirada para o Cairo no dia 20 de abril de 1799, e esta derrota levou-o a desistir da ideia de derrubar o Sultão em seu próprio país, Constantinopla, a Turquia que conhecemos hoje. Na pressa em sair de Israel acabou abandonando diversos objetos e alguns canhões de sua frota que hoje decoram as ruas de Jaffa.

O porto de Jaffa funcionou ativamente até 1965, onde fora substituído pelo porto de Asdode. Embora Israel usa como seu principal porto o de Haifa que fica ao norte do país.


Toque de Guia

Interessante poder conhecer os monumentos históricos que marcam momentos da história.

Espalhadas pelo mundo algumas estátuas ou monumentos marcam passagens importantes da história e quando não estamos acompanhados por um guia, o que é um marco importante passará totalmente desapercebido.

Em Yafo pode-se admirar a Estátua da Fé, representado nas duas colunas verticais o Sonho de Jacó e o Sacrifício de Isaac e na coluna horizontal a Queda de Jerico; indicando passagens históricas importantes de Israel. Na foto acima e a direita está a Fonte dos Signos, com estátuas que representam cada signo do zodíaco, e segundo a crença, ao tocar o brasão do seu signo na ponte e contemplar a vista deve ser feito um pedido na Ponte dos Desejos.

Em 1654 os Otomanos permitiram que ali se estabelecesse um albergue para abrigar os peregrinos a caminho de Jerusalém. No período Bizantino, vivia uma comunidade cristã na região de Yafo, e foram eles que construíram a primeira Igreja de forma muito simples, o mesmo local onde os Franciscanos posteriormente construíram a atual Igreja de São Pedro. A pintura principal na frente da igreja retrata a visão de São Pedro no telhado da casa de Simão. Outros painéis mostram os episódios principais na vida do santo, como a pesca milagrosa de peixes, o dar das chaves, a Transfiguração de Cristo e a lavagem dos pés na Última Ceia. O púlpito da igreja é esculpido na forma de uma árvore.


Eu sou o Mauro Popovs, guia e especialista no acompanhamento de grupos, capacitação e elaboração de viagens de incentivo e peregrinações para a empresa Hajjat Tours, uma das empresas turísticas mais antigas e conceituadas da Jordânia. Espero que o conteúdo do Blog possa ter sido útil em sua busca e espero vê-lo(a) em nosso próximo grupo para Terra Santa.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
ballmenor.png

مرحبا Marhaba

Olá, obrigado por sua visita.
Meu compromisso será sempre manter dicas e informações exclusivas para que tenham a melhor experiência em sua viagem.

Mauro Popovs

bottom of page