Nascimento de Jesus
- Mauro Popovs
- 25 de dez. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de fev. de 2022
A matéria a seguir são informações baseadas apenas em fatos históricos sobre o tema, para quem acredita, tal como eu, é importante saber curiosidades além de nossa crença.

O nascimento de Jesus é reconhecido por todo o mundo e há registros em diversos idiomas e culturas no mundo todo.
Ao lado, poderão ver uma pintura com a inscrição em árabe, dizendo:
"Ao senhor, todos vocês, terra e povos, louvem-no com alegria. Ele nasceu e o glorificou, Cristo veio dos céus, então o receba Cristo na terra." Ao conduzir pessoas como guia em diversos países, tive a oportunidade de ver diferentes formas da fé em Jesus Cristo.
Tudo tem um propósito
Acredito que o maior objetivo nos dias de hoje, é que o dia em que comemoramos o nascimento de Jesus, seja para celebrar junto á família em agradecimento sobre a vinda de Jesus á terra, todos os seus ensinamentos e sua entrega. A união entre familiares e entre os povos, este é o espírito Natalino que torna as pessoas em seres humanos melhores. O Natal é a data que simboliza o nascimento de Jesus Cristo, esta celebração acontece a mais de 1.600 anos na data do dia 25 de Dezembro.
História da origem da data
A origem da data do Natal foi originada através de festas pagãs que eram realizadas pelos romanos. Nesta data eles celebravam o solstício de inverno, onde cultuavam o Deus sol (Natalis invictis solis), realizavam dias de festas com o intuito de renovação. A data era 25 de Dezembro de 274 a.C, o Deus Sol era o patrono dos soldados, conhecido com "Sol Invictus". O Imperador Aureliano tornou-o culto oficial nesta data. O primeiro registro que se tem o conhecimento da data do dia 25 de Dezembro, como a data de nascimento de Cristo, foi através de calendário de 354 d.C, feito por um calígrafo Romano chamado Fúrio Dionísio Filócalo, a história diz que a escolha desta data foi por causa da importância que a data sempre teve em relação aos Romanos e foi cristianizada. Curiosamente neste mesma data, 25 de Dezembro também se comemorava o aniversário de "Mitras" (O sol da justiça) no Irã.
O local do Nascimento de Jesus
A expressão da palavra "Cidade Natal" indica a cidade onde uma pessoa nasceu, isso tem o mesmo significado nos idiomas latinos ( português, espanhol e italiano) onde a palavra Natal significa "nascimento". Os evangelhos canônicos de Lucas e Matheus registram que Jesus Cristo nasceu em Belém. Para a religião Cristã e Igreja da Natividade é o local sagrado que marca o local de nascimento de Jesus.

Na parte interna da Basílica da Natividade, o principal local a ser visitado é a estrela de prata que marca o local de nascimento de Jesus.

Sobre a cidade de Belém
Belém é uma cidade Palestina, localizada na parte central da Cisjordânia, com uma população um pouco maior de 30 mil pessoas, está localizada a 10kms da parte sul de Jerusalém, sendo que em sua maioria são muçulmanos, ou seja, o idioma predominante é o Árabe, mas obviamente se fala o idioma hebraico (idioma oficial do país). Nas lojas, mesmo em lojas de rua poderá se comunicar em inglês perfeitamente.
Belém ocupa um lugar muito importante na Bíblia, aparecendo a primeira vez em Gênesis sob o nome de Efrata, importante também por ser o local da morte de Raquel, esposa do Patriarca Jacó, neto de Abraão. Também foi o local de nascimento do Rei David. Seu nome em árabe é chamado como "Bayt Lahm" em tradução "Casa da Carne" e em hebraico como "Beit Lehem" em tradução "Casa do Pão", todas as duas formas para registrar o local do nascimento de Jesus. Em 1099 os Cruzados conquistaram a cidade, que estava sob o poder do califado Árabe de Omar e fizeram ali uma fortificação. Posteriormente foi conquistada por Saladino e voltou a estar sob domínio da religião muçulmana até a conquista dos britânicos, na Primeira Guerra Mundial onde venceram a guerra contra os Otomanos.
Espero que esta publicação possa ser útil na história do Natal e sobre o nascimento de Jesus, também espero ter a oportunidade em conduzir como guia em sua próxima viagem a Israel.










Comentários