top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest

Qual a diferença entre Sheik, Califa, Emir, Sultão e Xá no mundo árabe?

  • Foto do escritor: Mauro Popovs
    Mauro Popovs
  • 3 de dez. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 4 de dez. de 2021

Conheça os títulos de realeza e políticos do mundo árabe em geral.

ree

Sempre houve muita confusão para entender sobre os títulos "reais" e políticos do mundo Árabe, vou descrever da forma mais simples possível.


SHEIK

Sheik tem origem da palavra "shakha" (envelhecer), poderia ser usado para designar um ancião de um povo, a palavra também se encaixa em "líder" ou "governante", mas hoje é usado para se referir a uma autoridade de cunho político e religioso. No mundo árabe é a palavra que indica um líder que herdou o poder por sucessão familiar, são usados para se referir aos membros das famílias reais no Oriente Médio. Usado não apenas em Dubai mas em toda a península árabe.

ree

Sheik Hamdan bin Mohammed bin Rashid al Maktoum

Também conhecido como "príncipe Fazza" é o príncipe herdeiro de Dubai, segundo filho mais velho do Emir Mohammed bin Rashid al Maktoum. O mais famoso dos 23 irmãos, praticante de diversos esportes, se destaca como atleta de enduro equestre, onde ganhou diversas medalhas de ouro em campeonatos pelo mundo. Famoso nas redes sociais com mais de 4,5 milhões de seguidores.


CALIFA

A palavra em árabe difere apenas na escrita, sendo "Khalifa" a forma correta. A palavra designa um líder religioso, com tal importância como sucessor do Profeta Maomé. A palavra "Khalifa" foi usada a primeira vez para Abu Bakr, eleito como líder da comunidade muçulmana logo após a morte do profeta Maomé. Este fato histórico originou um conflito que perdura até hoje, entre apoiadores desta decisão, sendo os "Sunitas", e os "Xiitas" que acreditam e defendem que o eleito deveria ter sido Ali (o primo de Maomé). Este título foi adotado por outros 45 governantes até o ano de 1258, quando a invasão Mongol pós fim ao Califado e o título permaneceu apenas de forma simbólica. Antes deste evento foi um poderoso título político-religioso na expansão do império muçulmano no mundo.



EMIR

O termo teve origem da palavra em árabe "Amir" que significa "comandante", utilizado para denominar governantes que declararam lealdade ao Khalifa, mas com direito de controle de suas próprias províncias ou áreas de forma independente. Devido a grande expansão da religião Islâmica, tornou-se praticamente impossível manter controle e autoridade direta sobre todo o domínio da Califado, sendo assim, necessário nomear emires para governar seus territórios de forma independente. Atualmente é usado por governantes do Qatar e Bahrein.

ree

Emir Mohammed bin Rashid Al Maktoum Atual primeiro-ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos EAU e Emir de Dubai, honorificamente chamado de "Xeque Mohammed" é o proprietário de 99% da Dubai Holding. Responsável absoluto pela grande ascensão de Dubai no mundo,


SULTÃO

A palavra árabe de origem é "Sultah" que significa "poder", foi criada como título político e religioso para definir líderes com funções tais quais os emires exerciam. O termo foi criado para designar governantes de pequenos reinados, á partir do século X e começo do século XI, logo após a fragmentação do califado. Nos dias de hoje são usados nos países muçulmanos de Omã e Brunei, sendo a autoridade política mais importante, em seu reinado também chamado de "sulfanato".

ree

Sultan Qaboos bin Said al-Said

No poder desde 1970, após liderar um golpe de estado em seu país com a ajuda do Reino Unido contra seu próprio pai, faleceu no ano de 2019, com 79 anos vítima de câncer. o Sultão Qaboos foi o pioneiro em transformar o "Sulfanato" que sempre foi ultra fechado e com regras religiosas muito rígidas em um governo mais aberto e atual. Qaboos foi o líder árabe a ficar mais tempo no poder. Além de chefe de estado, primeiro-ministro, comandante das forças armadas, ministro da defesa e relações exteriores.

Usou sua influência para ajudar nas negociações envolvendo os acordos nucleares com o Irã, e manteve seu país neutro, com boas relações com Estados Unidos e Irã.


Originou da palavra "Shah" utilizado a primeira vez para denominar um monarca da Pérsia, sendo nada mais que a abreviação da palavra persa khshayathiya, que significa rei. Á partir do império Persa de Aquemênida, século 6 a.C a palavra "Shah" havia sido designada e utilizada como título político religiosa até a invasão árabe no século VII. Desapareceu por completo em 1979 após a Revolução Iraniana que instituiu o governo "Aiatolá" e pôs fim a mais de 2500 "Xás", ainda existentes naquela época.


 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
ballmenor.png

مرحبا Marhaba

Olá, obrigado por sua visita.
Meu compromisso será sempre manter dicas e informações exclusivas para que tenham a melhor experiência em sua viagem.

Mauro Popovs

bottom of page